Veja como se inscrever para ser um Jovem Aprendiz no Senac

Agora que você já sabe o quanto ser um Jovem Aprendiz Senac pode ser vantajoso para a sua carreira, é importante que saiba como acessar as bagas disponibilizadas pela instituição. Embora não seja exatamente difícil, entender como o processo funciona te coloca mais perto das vagas disponíveis.

Acessar uma dessas vagas é um plus no currículo e na carreira. Isso porque, o Senac é uma instituição de grande reputação no mercado. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição de educação renomada e presente no país inteiro. O que significa que há sempre processos de recrutamento acontecendo em algum lugar.

Para que você saiba como acessar essas vagas, nós preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Requisitos para ser um Jovem Aprendiz Senac

Como todo Programa de iniciativa social, o Jovem Aprendiz Senac considera um determinado perfil de acesso às vagas. Porém, não são exigências mirabolantes, mas, requisitos que comprovem que o candidato realmente atende ao objetivo pretendido pelo programa.

As principais exigências para a participação estão elencadas na Lei da Aprendizagem. Ela é que dita as diretrizes do Programa, para que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Conforme as diretrizes, o candidato precisa ter entre 14 e 24 anos para concorrer às vagas de Jovem Aprendiz. Além disso, o interessado precisa estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio, ou ter finalizado o Ensino Médio.

Por fim, é preciso que o candidato tenha as horas livres necessárias para exercer as funções em questão. E, no caso de colaboradores que ainda sejam alunos, essas horas disponíveis precisam ser opostas às horas de dedicação necessárias aos estudos regulares. Afinal, a Lei da Aprendizagem preza por outros assuntos que não o trabalho e, por óbvio, a educação é uma das mais importantes.

Além dos requisitos dispostos na legislação, a própria instituição pode instituir alguns critérios. Mas, claro, eles não podem contrariar as disposições e princípios da Lei da Aprendizagem. Quando é o caso, essas exigências são dispostas nos editais que visam selecionar os Jovens Aprendizes.

Passo a passo para se candidatar

Como já adiantamos, o Senac é uma instituição presente em todo o país. Por isso, há sempre um edital e vagas disponíveis em alguma das unidades.

Para se candidatar a uma vaga de Jovem Aprendiz Senac, você vai precisar identificar onde elas estão disponíveis. Como o Senac possui estruturas divididas por estados, o primeiro passo é acessar o site do Senac do seu estado. Se preferir, é possível encontrar a relação e o caminho no site geral do Senac.

Depois de identificar a página oficial do seu estado, a próxima etapa é selecionar a opção Trabalhe Conosco. Lá estarão disponíveis toros os tipos de vagas em aberto, tanto para o trabalho convencional quanto para o Programa Jovem Aprendiz. Então, você deverá filtrar pelo seu interesse.

Após ver a relação de vagas abertas, é só selecionar aquelas que te interessam e checar quais sejam os requisitos para se candidatar. Ao identificar que se encaixa no seu perfil, basta escolher a opção de se candidatar.

É importante que o formulário seja preenchido com cuidado, clareza e honestidade. E depois de preencher e fornecer todas as informações e documentos necessários, você vai submeter a sua inscrição.

No mesmo site da inscrição você pode acompanhar o processo de seleção. Nesse caso, ao invés de selecionar as vagas, você vai selecionar o campo de Consultas e Resultados. Depois de passar pela verificação de segurança, é só confirmar e consultar as informações disponíveis no seu perfil.

Sendo selecionado, você será indicado sobre o que fazer a seguir. De maneira geral, procedem etapas de entrevistas e apresentação de documentos. E, então, é só começar a construir sua correira como um Jovem Aprendiz Senac!

imagem do pré-carregador
Carregando...