Jovem Aprendiz Correios: Tudo o que você precisa saber

O primeiro emprego é o ponta pé inicial da carreira profissional. E iniciar essa etapa em um programa de Jovem Aprendiz pode abrir portas para novos desafios. Além disso, a experiência pode ser o primeiro passo para a descoberta da carreira dos sonhos e de um futuro promissor.  Por isso, esse artigo apresenta as principais informações sobre o programa Jovem Aprendiz Correios para você se preparar. Boa leitura!

O Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz tem como objetivo a profissionalização e o direcionamento dos jovens para o mercado de trabalho. Além disso, os jovens selecionados realizam cursos de capacitação. Dessa forma, ele proporciona o primeiro emprego para jovens que ainda não tem experiência profissional.

Nesse sentido, existem diversas empresas que fazem parte do Programa Jovem Aprendiz, além dos Correios. São grandes nomes do cenário nacional que oferecem a oportunidade para os jovens do país. Ajudando a impulsionar o mercado de trabalho, qualificando a mão de obra disponível.

Público para o Programa Jovem Aprendiz Correios

Jovens entre 16 e 24 anos completos, até a data da contratação, podem se inscrever para o Programa Jovem Aprendiz Correios. É preciso que estejam matriculados ou concluído o Ensino Médio. No entanto, para jovens portadores de deficiência não há limite de idade.

O programa é para quem ainda não teve nenhum vínculo empregatício registrado em carteira. Ou seja, para jovens que estão em busca do primeiro emprego. De maneira geral, aqueles que já prestaram algum tipo de serviço para os Correios não podem se candidatar a alguma das vagas disponibilizadas.

Além disso, o candidato precisa ter disponibilidade para cumprir com o cronograma estipulado. Que divide as horas entre trabalho na empresa e curso para profissionalização do jovem, durante todo o tempo em que estiver vinculado ao Programa Jovem Aprendiz Correios.

Além da idade e disponibilidade já mencionada, o Programa Jovem Aprendiz Correios tem como pré-requisito os conhecimentos básicos de noções administrativas, de informática e sobre comunicação. Assim, é importante esclarecer que as atividades destinadas ao programa são da categoria administrativa.

Benefícios do programa

O Programa Jovem Aprendiz Correios oferece benefícios para os jovens participantes. Além da bolsa paga para os candidatos vinculados ao programa, no valor de R$ 490,00, o jovem recebe também:

  • Vale-transporte, como auxílio para o deslocamento para o trabalho;
  • Vale-alimentação;
  • Assistência médica;
  • Assistência odontológica.

Todos os benefícios são válidos a partir da contratação do jovem, que pode ser de 6 meses até 2 anos. Dessa maneira, o participante do programa pode se profissionalizar enquanto inicia sua vida profissional. Além de realizar o processo ao mesmo tempo que finaliza o ensino regular no ensino médio ou inicia sua graduação. Vale salientar que o valor da bolsa pode sofrer alterações.

Como se candidatar no Programa Jovem Aprendiz Correios

Para se candidatar no programa, o jovem precisa realizar o cadastro e seguir as etapas que são determinadas no edital do programa, se atentando as datas já estabelecidas para o cumprimento de cada etapa. A inscrição inicial pode ser realizada no site oficial da empresa, clicando aqui, ou através do CIEE, o Centro de Integração Empresa Escola que faz a intermediação da contratação.

A contratação é por tempo determinado, e não há possibilidade de efetivação para a vaga, uma vez é uma empresa pública. Afinal, a contratação para os Correios é feita mediante concurso público no país, necessária a aprovação no mesmo para se tornar funcionário efetivo da entidade.

Faça sua inscrição e se candidate a uma vaga do Programa Jovem Aprendiz Correios. Inicie sua vida profissional em uma empresa que irá te proporcionar a possibilidade de aprender, e se desenvolver profissionalmente ao mesmo tempo que você se qualifica para o mercado.

imagen de precarga
Cargando...