Como Ser Jovem Aprendiz Bancário: Passo a Passo Completo

Se você tem interesse em atuar no mercado financeiro mas ainda não teve sua primeira oportunidade de trabalho na área, não pode deixar de aproveitar a grande oportunidade que é o programa Jovem Aprendiz Bancário.

A modalidade oferece uma chance única para pessoas que cumprem com certos requisitos desenvolverem suas habilidades profissionais, enquanto abre portas para futuras carreiras. Neste artigo, vamos explorar os principais detalhes sobre o programa, incluindo como participar dele e as etapas necessárias para fazer a inscrição!

O Que é o Programa Jovem Aprendiz Bancário?

Se você ainda não conhece, o programa Jovem Aprendiz Bancário é uma iniciativa do Governo Federal que obriga instituições a contratarem pessoas que nunca trabalharam de carteira assinada.

As vagas são disponibilizadas para jovens entre 14 e 24 anos, que devem realizar atividades teóricas (capacitações teóricas) e práticas no banco com a finalidade de desenvolver as habilidades necessárias para se profissionalizar.

Fica mais fácil entender o programa como uma espécie de estágio onde os aprendizes serão orientados enquanto ganham experiência.

No setor bancário, atuará em áreas como atendimento ao cliente, organização de documentos e até mesmo suporte administrativo, enquanto acumula os conhecimentos necessários para um profissional do setor financeiro.

Benefícios de Ser Jovem Aprendiz em um Banco

Trabalhar como Jovem Aprendiz em um banco traz diversas vantagens, sendo a principal delas a aquisição da primeira experiência profissional.

Isso proporciona uma maneira muito mais fácil de romper as barreiras de diversos cargos em um mercado bastante competitivo, que geralmente tem como requisito anos de experiência.

E com contratos que duram até 2 anos de muita mão na massa e orientação, os jovens que agarram essa oportunidade conseguem se desenvolver profissionalmente muito mais fácil.

Mas é claro, tudo isso enquanto recebe os direitos trabalhistas básicos como salário mínimo proporcional,  vale-transporte, férias remuneradas e FGTS. E no final, os que mais se destacarem ainda podem ser efetivados.

Requisitos para Ser Jovem Aprendiz Bancário

Os critérios para participar do programa são bem simples. Confira abaixo:

  • Ter entre 14 e 24 anos, exceto no caso de pessoas deficientes, onde não há limite de idade;
  • Estar cursando o ensino fundamental ou médio, ou já ter concluído os estudos;
  • Ter entre 4 e 6 horas disponíveis por dia para realizar as tarefas no trabalho e os cursos.

Diferente de vagas de trabalho normais, o Jovem Aprendiz Bancário não exige experiência prévia de trabalho, mas isso não quer dizer que qualquer um vai ser chamado ao se inscrever.

Obviamente, as empresas darão prioridade para pessoas que possuírem habilidades úteis para a função, o que pode incluir cursos específicos, como informática.

Como o processo de seleção geralmente inclui uma entrevista, demonstrar um perfil proativo e interesse na área também pode ser um diferencial.

Passo a Passo para Ser Jovem Aprendiz Bancário

As vagas de Jovem Aprendiz Bancário quase sempre são disponibilizadas nas plataformas dos próprios bancos, na seção “Trabalhe Conosco”. Confira abaixo um exemplo de como encontrar uma no site do Bradesco:

  1. Acesse o site do Bradesco clicando neste link;
  2. Role até o fim da página e clique em “TRABALHE CONOSCO”;
  3. Procure e clique no link “Vem com a gente”;
  4. Você será redirecionado para a página de vagas do banco;
  5. Filtre os resultados por “Aprendiz” e procure a vaga desejada.

Ao encontrar uma vaga, basta clicar nela e seguir as orientações para se candidatar. A partir daqui o processo é o mesmo para se candidatar a qualquer vaga de trabalho, você deve enviar seu currículo e caso seja chamado, participar da entrevista.

Além dos próprios sites dos bancos, também é possível encontrar vagas para Jovem Aprendiz pesquisando no LinkedIn e em sites de vagas, como o Glassdoor!

imagem do pré-carregador
Carregando...